domingo, 6 de setembro de 2015

A Prefeitura de Una promove a 1ª reunião com os representantes das Associações para apresentar e discutir o “I Festival do Mangostin” que acontecerá de 30 de outubro a 01 de novembro de 2015.

Prefeita Diane Rusciolelli
Reunião com os representantes das Associações unenses para
apresentar o Projeto do "I Festival do Mangostin"

Numa iniciativa que visa abrir discussão e a participação de toda a sociedade interessada no projeto “ I Festival do Mangostin”, a prefeita Diane Rusciolelli realizou no dia 03/09/15, no Auditório do Anexo César Rusciolelli (recém-inaugurado), uma reunião com os representantes das associações rurais e entidades  do município de Una/Ba.

Na oportunidade, com a presença da Prefeita Diane, a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente Thais Gavazza, apresentou a prévia do projeto, explicando sua funcionalidade, seu objetivo e o envolvimento de toda a sociedade rural do município no Festival que está com data marcada para acontecer de 30 de outubro a 1º de novembro de 2015.

Thais Gavazza - Secretária de Turismo
Yudi Ozawa - Secretário de Agricultura

Ao contrário do que muitos pensam, como foi dito pela Secretária e reafirmado da Prefeita Diane Rusciolelli, não se trata de uma simples festa de bandas ou de micareta. O Festival tem como objetivo final, divulgar a nível nacional, não só o próprio Mangostin, mas também, as demais culturas agrícolas do município, abrindo-se mercados externos e gerando divisas para o que é produzido na terra.

De acordo com a prefeita Diane, o Mangostin será um chamariz e a busca da atenção comercial a nível nacional do que se é produzido em Una/Ba, a exemplo dos muitos festivais que acontecem em todo o Brasil e tem grande repercussão comercial. “Esse primeiro evento será um pontapé inicial para muitos outros que acontecerão anualmente, sempre em busca de gerar divisas para o município”. Disse a prefeita. “A participação da sociedade é muito importante para o sucesso desse evento e por essa razão que acontecerá muitas outras reuniões com todos durante esse período até que aconteça o Festival”. Finalizou.  

O I Festival do Mangostin tem como objetivo alavancar a agricultura familiar no município de Una, através do fortalecimento do cultivo do Mangostin, possibilitar a visibilidade de outras culturas próprias da região, fomento a economia criativa e incentivo ao turismo da região, proporcionando assim um incremento na renda local.

A data foi escolhida porque, além de ser feriado próximo ao fim de semana, coincide com a colheita do Mangostin no município que é considerado o maior produtor do fruto em todo o Brasil.

“I Festival do Mangostin” visa, sobretudo, o acesso a informações importantes sobre as novas tecnologias, tornará o fruto mais conhecido na região, trazendo a oportunidade dos visitantes conhecerem suas propriedades, trará novas oportunidades de negócios nos diversos segmentos e consequentemente teremos grandes resultados no aumento do consumo e comercialização, além do aumento do fluxo turístico de Una e região, fomentar o cultivo e comercialização do fruto Mangostin, divulgando seus benefícios, tornando o produto mais conhecido no mercado nacional, além de atrair novos investimentos e novas tecnologias essenciais para o cultivo e crescimento da lavoura. A exposição visa também, contribuir para o fomento dos demais produtos agrícolas da região e ainda explorar e divulgar o potencial turístico e cultural do Município.




Apresentar outros produtos que são cultivados na região como  o cacau, que dá nome a nossa região turística, a pupunha, graviola, açaí, dendê, seringueira, café, uma nova cultura agrícola que está sendo inserida no município, entre outros.

Como legado do evento, o município pretende estabelecer parcerias com as Associações e Sindicatos vinculados à atividade agrícola no município de Una; desenvolver a produção associada ao turismo, através do fomento ao Turismo Rural e Turismo da Experiência; gerar alternativas de entretenimento para a comunidade, resgatando as tradições locais; valorizar as formas de expressão da cultura local como a música, dança e o teatro; movimentar a economia da região aumentando o fluxo turístico local durante o período do evento.

Texto adaptado - Luiz Lima

5 comentários:

  1. Parabéns ao exeutivo municipal pelo evento

    ResponderEliminar
  2. Há anos aprecio esta fruta e a primeira vez que degustei foi por conta de saber que era de Una, que conheci, há mais de 20 anos, nas viagens de passeio turístico pela região. Façam de Una mais um polo frutífero da Bahia.

    ResponderEliminar
  3. Há anos aprecio esta fruta e a primeira vez que degustei foi por conta de saber que era de Una, que conheci, há mais de 20 anos, nas viagens de passeio turístico pela região. Façam de Una mais um polo frutífero da Bahia.

    ResponderEliminar
  4. Parabéns ao exeutivo municipal pelo evento

    ResponderEliminar